sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A arte de fazer bonecas...

Fazer bonecas é mesmo uma arte. E como todo trabalho artístico, requer, primeiramente, cuidado e bom gosto na escolha dos materiais que serão usados. Portanto, se quiser bonecas lindas não economize na hora de escolher os tecidos, fitas, botões, enchimentos e no que mais sua imaginação solicitar.
Os tecidos estampados devem, preferencialmente, terem estampas pequenas e delicadas para combinarem com as bonecas. Essa dica vale para tecidos com flores, bolinhas, riscas e bichinhos.
Para fazer bonecas não é necessário nenhum dom artístico especial, acredite! Você só precisará de uma máquina de costura, linhas coloridas, tesoura e moldes. Os moldes, aliás, são facilmente encontrados na internet e em revistas especializadas em bonecas de pano que são vendidas em qualquer banca.
Aliás, para provar que não é necessário dom, acho que vale contar como comecei a fazer minhas bonecas.
Sempre tive vontade de fazer minhas próprias roupas e por isso mesmo, um dia decidi comprar uma máquina de costura. Detalhe: eu nunca havia colocado a mão em uma máquina de costura antes. Resultado, no meu primeiro dia com a máquina eu fique até de madrugada lendo o manual para entender como passar linha na agulha! Apanhei nas primeiras semanas, mas não desisti. No entanto, descobri que eu jamais faria roupas pra mim, já que comprar é muito mais fácil. Assim, qual seria a utilidade de uma máquina que faz mais de 90 tipos de pontos em minha casa?!
Bem, comecei, então, a fazer bainhas de tecidos estampados que eu encontrava nas lojas e eles viravam forro de mesa, jogo americano, etc. Contudo, depois de muitos forrinhos eu não sabia mais o que fazer, e foi aí que o destino me ajudou um pouquinho...
Tive a honra e a sensibilidade de selecionar para a equipe de trabalho uma moça muito simpática e competente, que depois se tornou uma grande amiga, Srta. Andréa Gonçalves (clique para visitar o blog dela). Mas o que eu não sabia na época é que ela era, ainda, uma artista talentosíssima (esta sim tem o dom que poucas de nós mortais temos), que fazia (e ainda faz) lindas bonecas de pano, além de chaveiros de boneca, boneca grande, boneca pequena, "bonecas sacras", tudo...
Pois bem, foi ela quem me despertou para o mundo delicado e colorido das bonecas de pano.
Comecei, então, instigada mesmo pela beleza visual dos tecidos, dos cabelos, das flores e dos acessórios que as bonecas podiam ganhar. Meu início foi com modelos de bonecas que eu encontrava em bancas de revistas. Hoje, no entanto, fico procurando livros de bonecas pelo mundo afora, em inglês, francês, dinamarquês, qualquer idioma serve quando a paixão e a curiosidade são grandes.
Pois é, fiquei fã, e hoje este é o meu hobbie. Espero aqui compartilhar com vocês esta paixão, no entanto  adianto que não vendo minhas "filhas", portanto, não perguntem preço, cause they are not available!
Ah, ainda, não tenho nenhuma intimidade com esta ferramenta, assim, conto com a compreensão de vocês para os "cybererros" apresentados neste blog.


(Dedico este blog a Andréa Cristiane Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário